quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FORMAÇÃO - AÇÃO POLÍTICA - ORGANIZAÇÃO DE BASE - DESAFIOS 2016

Estamos numa encruzilhada histórica, com grandes desafios econômicos, políticos e ideológicos, na disputa contra os que querem o retrocesso político, a quebra de nossa soberania econômica e social, e a submissão aos interesse do mercado e das empresas internacionais.
Em 2016 esses desafios serão ainda maiores, num contexto de redução de empregos, juros altos, redução de direitos, e avanço das políticas de privatização, precarização, terceirização.
Nesse contexto a formação política, o estudo crítico da realidade, a formulação coletiva de ações, o debate democrático e a busca de rumos diante dos desafios são fundamentais Fortalecer a ação sindical dos sindicatos nos locais de trabalho, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as)
Resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, como instrumento necessário para construção de nossa identidade e consciência de classe, nas questões de gênero, diversidades culturais e étnico raciais, políticas públicas Discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais, num contexto de fragmentação política e perda de referências ideológicas das organizações dos trabalhadores, e de avanço das ideologias e práticas conservadoras e capitalistas Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.
O projeto de formação de dirigentes e militantes visa. Construir novas lideranças, renovar a militância sindical, para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direito. Transformar os (as) os(as) diretores(as) em verdadeiros militantes, nos princípios do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva. Fortalecer os vínculos orgânicos, dentro da concepção e princípios sindicais combativos e classistas. Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo
Bom conselho diretor, boas festas, e um ano novo de muitas lutas, conquistas e consolidações de direitos.
Helder Molina - Dezembro de 2015
Assessoria de Formação Política, Planejamento Institucional, Gestão Sindical, Projetos Sindicais
Licenciado e Bacharel em História, Pós Graduado em História do Brasil Contemporâneo, Mestre em Educação, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, Professor de Economia e Política da Faculdade de Educação da UERJ, Educador e Assessor Sindical. Facebook: Helder Molina Molina. - professorheldermolina@gmail.com - 21 2509 6333, 21 99769 4933