domingo, 4 de março de 2012

SINTUFPI - FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, AÇÃO E CONSCIÊNCIA DE CLASSE

CURSO DE FORMAÇÃO NO SINTUFPI - TERESINA - PIAUÍ

Agradeço à carinhosa hospitalidade de "Raimundinho", conhecido entre nós como "Uchôa".
A hospedagem no seu aconchegante apartamento, pertinho da UFPI. Os nosso longos papos e agradáveis papos, que abordagem desde "o prazer de viver, famílias, amores, etc"...até temas mais complexos, como "análise de conjuntura, situação da Fasubra, CONFASUBRA, desafios sindicais, etc,....,

Sempre regados à deliciosa "Mata Verde", e boa música.

Também tive o privilégio de presenciar o por-do-sol, no encontros do Rio Poty com o Parnaíba, testemunhados pelos "pernilongos e muriçocas", donos/as do pedaço...contemplando a criativa produção do artesanato da antiga "Vila de Poty".

Navegamos pela "Ponte Estiada", novo e belo cartão postal da quente e agradável Theresina, a cidade verde, num agradável passeio pela orla do Rio Poty...

Inesquecíveis também a receptividade, calorosa fraternidade, vontade de aprender, animação, e interativa participação dos(as) combativos(as) companheiros(as) do SINTUFPI, dirigidos pela batuta de mestre Justino. Combativo e solidário presidente do SINTUFPI...meu novo amigo piauiense!!!!

Todos sentimos que foi pouco o tempo, para aprofundar tantos temas levantados no breve curso de dois dias. Mas todos levantaram a necessidade e o compromisso de fazermos a segunda parte, no segundo semestre deste ano.

Nos dois dias de curso, 16 horas que passaram rapinho, abordamos temas importantes para nossa formação política e ético-sindical, bem como para nossas relações interpessoais, convivência humana solidária e construtiva.

O clima de fraternidade, alegria e companheirismo esteve presente a todo momento.
Nos debates, filmes, dinâmicas, leituras, estudos, bom como nos lanches, e na bonita festa de encerramento, com a entrega dos certificados de participação, regato a boa música, inclusive com Justinho nos teclados e no microfone, e boa cerveja, para refrescar a quente noite das terras theresinas...

Todos se comprometeram em conhecer e estudar as teses do CONFASUBRA, conhecer na ponta da língua a tese da Tribo, se elegerem delegados, e participarem ATIVAMENTE, com PRESENÇA ASSÍDUA em todos os debates do CONFASUBRA em Abril, fazer maioria CUTISTA, trazer a FASUBRA de volta à CUT, e eleger uma maioria CUTISTA para a nova diretoria da FASUBRA.

E depois partir prá luta, prá cima do governo federal, para garantir reajustes, carreira, dignidade, respeito, e coletivamente defender os direitos dos(as) trabalhadores(as) das universidades..

Um abraço a todos e todas...
A formação política, sindical e humana, continuam!!!
Helder Molina