domingo, 9 de maio de 2010

Contra Serra, os Demo-Tucanos e a direita neoliberal

Todos contra Serra. Teremos (já estamos tendo) uma duríssima batalha contra o candidato da Mídia Golpista, o agronegócios, o capital financeiro, o grande capital industrial e da direita preconceituosa, privatista, neoliberal e antipopular, tantos nas elites, quando nas classes médias urbanas, que têm preconceito e discriminam os pobres. O projeto da direita é representado por José Serra. Não há espaço para neutralidade, dúvidas, falso purismo,discursos e posturas moralistas, esquerdismo de marcação de posição. Temos lado, nosso lado é da continuidade, avanço e aprofundamento das conquistas sociais, políticas e econômicas, do aprofundamento da democracia popular, com distribuição de renda, consolidação da participação dos trabalhadores nas definições das políticas públicas, da inserçao soberana e independente do Brasil do cenário latino americano e mundial, não como subalternos, mas com protagonismo e vóz ativa, e das transformações que melhorem a vida dos seres humanos e do planeta. Estamos com Dilma, e temos que fazer uma campanha militante, combativa, com argumentos, pois temos um grande ativo político a nosso favor. O povo brasileiro, em sua maioria, está conosco!! Dilma Presidente!!

Cursos de Formação da CUTRJ - ORSB

O terceiro e último módulo do curso de formação em ORSB - ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DE BASE, da CUT-RJ, acontece nos dias 298 e 29 de Maio de 2010.Trata-se da turma do Rio, que se iniciou em dezembro de 2009, com participação de 45 dirigentes e militantes sindicais, e agora estamos encerrando o processo formativo, com o Módulo III. O Módulo de encerramento será na sede da CUT-RJ.

Nos dias 14 e 15 de Maio iniciaremos o curso ORSB na região Norte Fluminense, na cidade de Campos-RJ, onde reuniremos cerca de 40 dirigentes e militantes sindicais da região Norte do Estado do Rio. Bancários, Petroleiros, Químicos, Professores Privados, Professores Públicos, Trabalhadores em Energia, Águas e Saneamento, entre outras categorias. As inscrições estão sendo realizadas no Sindicato dos Bancários de Campos-RJ. O curso tem formato de 3 módulos, igual ao do Rio, e ocorrerá nos meses de maio a julho de 2010.

Curso em Juiz de Fora - SINTUFEJUF

Estivemos nos dias 06 e 07 de Maio em Juiz de Fora, na Universidade de Juiz de Fora, dando um curso de formação política para militantes e dirigentes sindicais do SINTUFEJUF - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Juiz de Fora. Cerca de 50 participantes, sendo técnicos administrativos da UFJF, dirigentes do Sindicato dos Trabalhdores nos Correios, da EMBRAPA e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Juiz de Fora. Os temas foram História e Atualidade da Organização Sindical no Brasil; Analise da Conjuntura Social e Política Nacionale Internacional, as Centrais Sindicais Hoje: Estrutura e Concepções. Excelente participação, voltaremos a Juiz de Fora, brevemente, para continuar o processo de formação de dirigentes e militantes. Parabéns ao SINTUFEJUF, investir em formação é ferramenta estratégica e essencial para fortalecimento e renovação política e ideológica dos trabalhadores.

Emir Sader: Marx e o Marxismo na CUT-RJ

No dia 12 de abril tivemos a presença do professor Emir Sader, combativo intelectual da esquerda socialista e democrática, que faz a aula inaugural do curso sobre Marx e o Marxismo - História, teoria e política - com a presença de 80 participantes, sendo dirigentes sindicais, militantes de esquerda, dos movimentos sociais, estudantes. O curso sobre Marx e o Marxismo está acontecendo todas as segundas feiras, das 19 às 21:30 horas, na sede do SISEJUFE-RJ - SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS DO RJ - As aulas acontecem de 19 de abril a 26 de julho, 16 aulas, aborando toda a obra de Marx e Engels, as fontes do pensamento de marx - a ECONOMIA CLÁSSICA INGLESA (David Ricardo e Adam Smith), A FILOSOFIA DE HEGEL E FEUERBACH, e o PENSAMENTO SOCIALISTA FRANCÊS ( os socialistas utópicos e o anarquismo)a atualidade das categorias de análises e dos conceitos marxianos, como preço, lucro, classes sociais, mais-valia, alienação, teoria de Estado, teoria da Revolução, , a contribuição de Marx na análise do tempo atual, das crises do capital e do capitalismo, do papel dos movimentos sociais, e da luta de classes. A mensalidade é de 40 reais, e qualquer trabalhador/a, estudante, militante de movimentos populares e sindicatos pode se inscrever e participar. Ao final terão certificados com validade acadêmica.

Palestra na Plenária do SINDSEP-MG

Participamos, no dia 10 de Abril, da Plenaria Estadual dos Delegados Sindicais do SINDSEP-MG - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Minas Gerais. A Plenária foi no SESC VENDA NOVA, e contou com grande participação de delegados e delegados de todas as regiões de Minas, e de todos os õrgãos públicos representados pelo SINDSEP-MG. Na plenária fizemos uma Palestra, com debate e grande participação dos militantes, sobre HISTÓRIA DAS LUTAS E DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO BRASIL, HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS SERVIDORES FEDERAIS, e DESAFIOS AOS SINDICATOS NA ATUAL CONJUNTURA DE 2010. Durante quase três horas discutimos história, política, economia, movimentos sociais, sociedade e Estado. Voltaremos em setembro a Belo Horizonte, para nova plenária do SINDSEP-MG. E para mobilizar os servidores federais para impedir que o RETROCESSO DEMO-TUCANO volte ao poder, com seu projeto de privatizações, Estado mínimo e mercado máximo. Tucanos nunca mais!!

Curso em Marabá no sul do Para

Nos dias 16 e 17 de Abril estivemos na cidade de Marabá, no sul do Estado do Pará. Lá realizamos o curso de formação para militantes e dirigentes sindicais do Sindicato dos Urbanitários do Pará - Delegacia Sindical de Marabá. Estivemos presentes cerca de 30 companheiros e companheiras da categoria urbanitária ( trbalhdores da Companhia de Energia do Pará - COELPA -, e da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA - e da ELETRONORTE. Além derepresentantes de outras entidades sindicais. O curso foi notícia no Jornal Opinião, o principal da cidade, e serviu para fortelecer o ânimo político dos dirigentes e militantes, diante dos desafios da atual conjuntura. Discutimos organização e estrutura sindical, analisamos a conjuntura, e principalmente as eleições presidenciais, e fizemos exercícios de linguagem, discurso e oratória. Um grande abraços aos/as combativos/as companheiros do sul do Pará, e ainda passeamos pelo belíssimo Rio Tocantins.